quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Hoje a dica de reciclagem é como reaproveitar pneus.


O que devemos fazer com pneus usados?





O pneu foi inventado em 1845 por Charles Goodyear. O pneu é composto por 10% de borracha natural (látex), 30% de petróleo (a borracha sintética) e 60% de aço e tecidos de lona.




No processo de reciclagem do pneu é necessário separar a borracha dos demais componentes por meio de cortes que posteriormente submete a borracha à purificação em peneiras. Cada lasca cortada é moída e posta em processo de digestão em vapor d’ água com produtos químicos capazes de desvulcanizar a borracha usando bases e os óleos minerais.




Em comparação à borracha original, a borracha reciclada possui características físicas inferiores, serve para a fabricação de cobertura de áreas de lazer e quadras de esporte, fabricação de tapetes de automóveis, solados de sapatos, colas, câmaras de ar, material de limpeza como rodo, buchas e outras peças de borracha.






O pneu ainda pode ser reciclado para decoração de ambiente, com uma bela pintura e cortes adequados, se transforma em moveis que valorizam o local.



Pneus em jardins e ambientes externos virou moda para os designs, que cada dia investe mais na reciclagem, descobrindo peças inusitadas para diversas decorações.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário